Prefeitura de Santana participa do III Fórum de Partilha sobre Educação de Jovens e Adultos na UEAP
A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), participou do III Fórum de Partilha: Diálogos que Transformam – Educação Popular, Territorialidades Amazônicas e Praxe Educativa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado no período da tarde, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).
A participação reafirma o compromisso do município com a formação continuada dos profissionais da educação, a valorização da EJA e o fortalecimento das políticas educacionais. O evento constituiu um importante espaço de formação, troca de experiências e fortalecimento do diálogo entre educadores, gestores, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas das redes públicas de ensino.
Integrando as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) no Amapá, o fórum promoveu a articulação entre Estado e municípios, incentivando práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às realidades amazônicas.
Além da socialização de experiências exitosas, o encontro abordou temas como inclusão, permanência e sucesso escolar dos estudantes da EJA, educação popular, diversidade cultural, cidadania e desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma educação mais democrática, participativa e transformadora.
Representando o município de Santana, a professora Odália Araújo, da Escola Municipal Amazonas, apresentou o projeto “Classe de Desenvolvimento Pedagógico-Terapêutico: Arte-Terapia como Estratégia de Inclusão na EJA”, desenvolvido no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A iniciativa utiliza a arte-terapia como ferramenta pedagógica para promover o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e educacionais dos estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados na EJA.
O projeto busca fortalecer a autoestima, a autonomia, a comunicação, a convivência social e a participação escolar, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor, inclusivo e participativo. Por meio de atividades artísticas e terapêuticas, a ação favorece a expressão de sentimentos, o desenvolvimento das potencialidades individuais e a redução de conflitos sociais e emocionais, demonstrando o compromisso da rede municipal de ensino com uma educação humanizada, inclusiva e transformadora.
🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso
📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.













Veja notícias relacionadas
Prefeitura de Macapá realiza 1ª Jornada Municipal de Alimentação Escolar
Leia a NotíciaPrefeitura de Macapá debate aspectos financeiros da atualização do PCCR da Educação
Leia a NotíciaPesquisadores do Iepa levam biodiversidade e conhecimento a estudantes da Escola José Firmo do Nascimento, em Macapá
Leia a Notícia