Torneio de Futlama encerra programação do Junho Verde 2026 com valorização da cultura, esporte e consciência ambiental
Peixe-boi e 'Golfinhas' conquistam os títulos do torneio que celebrou a cultura amazônica e reforçou a importância da preservação ambiental por meio do esporte.
O Governo do Amapá encerrou, neste domingo, 21, a programação do Junho Verde 2026 com a grande final do Torneio de Futlama, realizada na Orla do Santa Inês, em Macapá. A competição reuniu 16 equipes masculinas e femininas em disputas eliminatórias que aliaram esporte, preservação ambiental e valorização de uma das mais tradicionais manifestações culturais do estado.
Na categoria masculina, o grande campeão foi o Peixe-boi, enquanto, no feminino, o título ficou com a equipe Golfinhas. As equipes vencedoras receberam medalhas e premiação em dinheiro, em reconhecimento ao desempenho na competição.
“É a primeira edição do campeonato e já fomos campeãs, é muito gratificante! Cada vez mais esperamos que valorizem o futlama feminino”. Destacou a jogadora Débora Lobato, do time vencedor da categoria feminino, Golfinhas.
Conservação dos recursos naturais
Mais do que promover o esporte, o torneio reforçou a importância da conservação dos recursos naturais e da ocupação consciente dos espaços públicos. A iniciativa integrou a programação do Junho Verde, campanha coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para estimular a educação ambiental e a participação da sociedade em ações sustentáveis.
“Decidimos fazer um mês do meio ambiente diferente, trazendo a sociedade para integrar a programação. Organizamos dois eventos esportivos, a 1ª Corrida do Meio Ambiente, que reuniu mais de 2 mil pessoas na orla de Macapá, e o campeonato de Futlama, um esporte genuinamente amapaense”. Destacou o coordenador do Junho Verde, Wellinson Maximin.
Limpeza na orla
Como parte dessa mobilização, a programação também contou com uma ação de limpeza na orla de Macapá, incentivando o descarte correto de resíduos sólidos e o combate à poluição dos rios, fortalecendo a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas amazônicos.
Tradicional no Amapá desde a década de 1990, o Futlama representa um importante patrimônio cultural e imaterial do estado. As equipes carregam nomes inspirados na fauna, flora, rios e lendas da Amazônia, reforçando a identidade regional e o sentimento de pertencimento das comunidades.
O presidente da Federação Amapaense de Futlama (Feafla), Márcio Frota, falou sobre a necessidade de mais ações que valorizam o esporte amapaense.
“É importante fazer com que a comunidade faça parte junto com a Sema, cuidando do meio ambiente e praticando esporte, mostrando a inclusão e a importância dessa união”.
Ao promover o torneio como encerramento do Junho Verde, o Governo do Amapá reafirma o compromisso de aproximar as políticas públicas ambientais da população por meio do esporte, da cultura e da valorização das tradições amazônicas, incentivando especialmente a participação da juventude na construção de um futuro mais sustentável.
🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso
📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.













Veja notícias relacionadas
Governo do Amapá leva telões para os cinco habitacionais da Zona Sul de Macapá e torcedores comemoram primeira vitória da seleção na Copa
Leia a Notícia"Não precisamos sair de casa para ver a seleção", diz moradora do residencial São José sobre o telão do Governo do Amapá no jogo contra o Haiti
Leia a NotíciaGoverno do Amapá mantém telões em oito habitacionais de Macapá para transmissão do segundo jogo do Brasil na Copa
Leia a Notícia