Sebrae instala ecopontos do vidro em Macapá
Um dos corredores de bares e restaurantes de Macapá receberá coletores para garrafas ou potes de vidro. O destino do resíduo será recolhido pela Startup Vitrun primeira empresa de reciclagem de vidro no Amapá para transformar em novos produtos.
Toda vez que uma garrafa de vidro se quebra é um transtorno e um perigo para quem transita, mora e frequenta o corredor de bares e restaurantes, na Avenida Mendonça Furtado, entre as ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva, em Macapá/AP. O Sebrae avança no desenvolvimento dos pequenos negócios, na política de gestão de resíduos, no compromisso com a sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, e entrega quatro Ecopontos do Vidro, no mesmo perímetro da Avenida Mendonça Furtado, nesta sexta (28), às 18h.
Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, a iniciativa do Sebrae e dos parceiros, oferecerá destinação adequada para garrafas e potes de vidro, trará mais vida útil aos aterros sanitários, conscientização da população para que todos contribuam com o meio ambiente; iniciativa fundamental para a educação ambiental e sustentável da população.
“Pessoas têm vontade de destinar corretamente esse material, porém não existia um Ecoponto do Vidro. A partir dessas instalações, a população terá certeza que o material estará indo para uma iniciativa que dará destino correto às garrafas e potes de vidro, conseguirão visualizar a finalidade do vidro coletado e o resultado, que poderá adquirir as novas peças produzidas, a partir das garrafas e potes de vidro que ela própria descartou”, disse a superintendente, Alcilene Cavalcante.
O diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, destaca que a iniciativa promove benefícios para a sociedade amapaense. “É uma atitude que contribui para o favorecimento do meio ambiente, geração de emprego e renda, criação de empresas no setor, bem como a criação de novos produtos e formas de utilização”, declarou o diretor do Sebrae no Amapá, Marcell Harb.
Startup
Segundo a CEO da Vitrum, Janaína Silvestre, primeira empresa de reciclagem de vidro no Amapá, o material será recolhido para a transformação de novos produtos e o Amapá já produz peças cimentícias, por meio do vidro triturado e já reduziu o uso de recursos naturais como areia, substituída pela areia de vidro. A startup produz peças como revestimento, cubas para banheiro, pedras que substituem o mármore e o granito para fazer tampa de mesas, bancada de cozinha, peças de decoração e utilitárias como, bandejas, vasos, jogos de tabuleiros, relógios, brinquedos educativos, e várias peças feitas de cimento utilizando os resíduos de vidro.
“A parceria com o Sebrae e os corredores de bares e restaurantes, utilizando esses primeiros Ecopontos, são primordiais para esse nosso trabalho de conscientização e sustentabilidade, porque o vidro é um dos materiais mais difíceis de se destinar dentro dos materiais recicláveis, é um material que não se decompõe, ocupa muito volume dentro de um aterro sanitário, além do perigo quando se descarta incorretamente, tanto para quem vai coletar e/ou manusear”, finaliza a CEO da Vitrum, Janaína Silvestre.
Coordenação
O Projeto Sustentabilidade Organizacional, é coordenado pela gerente da Unidade de Administração e Finanças do Sebrae no Amapá (UAF), Inês Barbosa e equipe.
Por Denyse Quintas
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?