Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Maksuel Martins/GEA

"Felicidade para trabalhar com dignidade", diz moradora sobre licença de mineração na comunidade Vila Nova, em Porto Grande

Denise Trindade, de 38 anos, é mãe de seis filhos e celebra o retorno das atividades como um recomeço de vida para todos.

Cumprindo o compromisso firmado em prol do desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no Amapá, o governador Clécio Luís, entregou para trabalhadores a licença ambiental que marca a instalação das atividades de mineração da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Vila Nova em Porto Grande, na terça-feira, 24.

Paralisada desde 2021, a retomada do setor mineral na região beneficia diretamente 400 famílias que residem na comunidade. Moradora do Vila Nova há 30 anos, Denise Trindade, de 38 anos, mãe da pequena Ariane de 8 anos e mais 5 filhos, é uma das pessoas beneficiadas.

“Agora é só felicidade, antes não podíamos trabalhar e meu marido com muito sacrifício colocava alimento dentro de casa. Agradeço muito a Deus e a todas as autoridades que trabalharam para abrir o garimpo, para que todos possam trabalhar com dignidade. Acredito que nunca mais vamos passar por essa insegurança, só o que eu ganhava não dava para sustentar a minha família, então, para mim o momento é de alegria”, comemora Denise.

Emoção tomou conta de quem esperava ansioso pelo retorno das atividades no garimpo Vila Nova

Emoção tomou conta de quem esperava ansioso pelo retorno das atividades no garimpo Vila Nova - Foto: Maksuel Martins/GEA

O garimpeiro Osvaldo Costa Franco, de 77 anos, é morador da comunidade há 27 anos e declara que o retorno das atividades vai melhorar a vida de todos com geração de renda.

Garimpeiro Osvaldo Costa Franco, de 77 anos

Garimpeiro Osvaldo Costa Franco, de 77 anos - Foto: Maksuel Martins/GEA

“Daqui saem pessoas para Macapá, Porto Grande e de lá também vêm pessoas vender alimentos, como o peixe, a banana. Com o garimpo funcionando as pessoas compram e isso gera renda para todos. Aqui a principal fonte de renda é o garimpo, nós estávamos esperando muito por este bom dia que chegou. Agradeço muito ao Governo do Estado e a todos que contribuiriam por isso”, celebra Costa Franco.

A iniciativa está alinhada com as propostas estabelecidas no Plano de Governo da atual gestão para fortalecer o desenvolvimento do setor mineral com incentivo às cooperativas e mineração industrial, assim como reforça o desenvolvimento econômico com novos postos de trabalho na cadeia produtiva.

Licença ambiental

A licença ambiental que legaliza o funcionamento do garimpo foi emitida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), após a cooperativa cumprir todas as adequações necessárias exigidas pela legislação. O documento autoriza a construção de bacias de contenção de rejeitos e regulariza as atividades que estavam suspensas há 3 anos. 

Por Alexandra Flexa



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith