Parlamentares prestam homenagem a diversas autoridades civis e militares
O plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta terça-feira (25), a entrega de comendas de autoria de vários parlamentares. Foram homenageados militares e civis com o título de Cidadão Amapaense, Moção de Aplauso e Mérito Legislativo por Bravura. A solenidade, realizada durante o Grande Expediente da sessão ordinária, contou com a presença da presidente da Assembleia, deputada Alliny Serrão (União Brasil).
O segundo vice-presidente da Casa, deputado estadual Baká Barbosa (sem partido), concedeu o título de Cidadão Amapaense — a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual — ao juiz Rogério Bueno da Costa Funfas. Natural de Londrina (PR), ele atuou como juiz membro do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e possui notória carreira no Poder Judiciário amapaense desde que chegou ao Estado, em 1993, contribuindo para a aplicabilidade do direito e da justiça nos diversos municípios onde atuou.
O título de Cidadão Amapaense é concedido a personalidades que nasceram fora do Amapá, mas que, por meio de serviços relevantes e de inquestionável benefício social, contribuíram de forma significativa para o crescimento e o engrandecimento do Estado. Trata-se de uma honraria dedicada àqueles que, com dedicação, honradez e profundo respeito pelo povo amapaense, deixaram uma marca positiva e permanente na sociedade.
Quase 30 militares da equipe da Rotam, do Batalhão de Operações Especiais do Amapá (Bope), receberam do deputado Jaime Perez (1º vice-presidente) o título de Mérito Legislativo por Bravura, pelos serviços prestados à sociedade amapaense.
A honraria também foi concedida a agentes da segurança pública do Estado pelo gerenciamento de crise e negociação de reféns no município de Laranjal do Jari. O deputado Jesus Pontes (PDT) reconheceu os serviços prestados por 25 militares e agentes da Polícia Civil.
Quatro associações foram reconhecidas com a Declaração de Utilidade Pública, concedida pelo deputado Jesus Pontes. A Associação de Moradores da Comunidade Quilombola de Conceição do Macacoari (Amcqcm), fundada em 19 de junho de 2005, teve o título entregue à representante da comunidade, senhora Cleonice de Souza Picanço.
A senhora Elimara Amoras Popes recebeu o título em nome da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Pernambuco, localizada no município de Pracuúba.
A Declaração de Utilidade Pública, concedida por meio da Lei nº 0014/25, também foi entregue à ONG Brigada e Resgate Animal Voluntário Operacional (Bravo), representada pelo senhor Joabs da Costa Santos. A última a receber o título foi a Associação dos Catadores de Macapá (Acam), representada pela senhora Andrea Regina Figueiredo Castro.
🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso
📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.






Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?