Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Dezembro Verde: mês de combate e conscientização ao abandono animal
Por: Redação -


Dezembro Verde: mês de combate e conscientização ao abandono animal

Muitas campanhas importantes usam um mês e uma cor para chamar a atenção. O Dezembro Verde é uma delas. Ele foi escolhido porque dezembro é época de férias e festas. Neste período, o número de viagens e a compra de pets como presente aumentam. Por isso, a campanha foca em prevenir a compra por impulso com o objetivo principal em combater o abandono que costuma crescer muito no fim do ano.


Em Curitiba, a luta contra os maus-tratos e o abandono animal é constante. Políticas públicas e projetos assistenciais voluntários trabalham juntos pela causa. Manter a saúde dos pets em dia é a principal forma de evitar que problemas de saúde se tornem motivos para o descarte.


Para Rafael Binder, Diretor Clínico do Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, a conscientização é a chave. "A importância de cuidar do seu pet é total. É um ser vivo que depende de você pelos próximos 10 anos no mínimo. O abandono provém de uma irresponsabilidade. A pessoa não procura saber sobre a raça, não vacina e não castra, o animal adoece, e ela se vê sem condições de tratar. O planejamento é fundamental. O pet não é um brinquedo," lembra Binder.


Muitos abandonos acontecem por falta de informação. O animal apresenta um comportamento difícil ou envelhece e o responsável desiste. A prevenção de doenças é o melhor caminho, seja com castração, consultas regulares ao veterinário, ambiente seguro e adequado, identificação na coleira e a microchipagem. Se o pet se perder, ele poderá ser identificado e voltar para casa. 


Para apoiar as famílias da cidade, o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba é um recurso valioso. Ele oferece consultas eletivas para a rotina e prevenção. Este serviço, porém, é focado em quem mais precisa, ou seja, famílias que se enquadram em critérios sociais específicos e que residam em Curitiba.


Para agendar uma consulta, os moradores de Curitiba devem acessar a aba “Eventos” no site oficial da Proteção Animal de Curitiba (protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br). Levar comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias, ter o cadastro no Armazém da Família por mais de 6 meses, além do cadastro ativo na Rede de Proteção Animal de Curitiba.


No dia do atendimento, é obrigatório levar todos os documentos. Esta é uma medida para garantir que o serviço chegue a quem realmente mora na cidade e atende ao perfil de vulnerabilidade. O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba fica na Rua César Misael Chaves, 147 - bairro Taboão.



🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso

📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.


Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Assine nossa Newsletter para receber as edições do Jornal O GUARANI no seu WhatsApp ou e-mail. É grátis, e você fica atualizado(a) nas notícias do Amapá e da Amazônia.

✉️ Assinar o Jornal O GUARANI grátis

Web Rádio Jornal O GUARANI Ao vivo

Participe do nosso Quiz interativo com curiosidades e perguntas especiais.

❓ Fazer o Quiz agora

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith