 (1).gif)
Caravana de Atendimento Rural Integrado encerra atividades na Reserva Extrativista do Rio Cajari nesta sexta-feira (23)
Parceiros e instituições que têm uma base sólida de trabalho com os produtores rurais e extrativistas encerram programação dos atendimentos e serviços, gratuitos, na Resex do Cajari.
A Caravana de Atendimento Rural Integrada chega à Reserva Extrativista do Rio Cajari (Resex), na Comunidade de Água Branca, Escola Estadual Maria Mendes Simões, nesta sexta (23), das 9h às 16h. A iniciativa é uma ação conjunta realizada pelo Sebrae, Governo do Estado Amapá, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Mazagão/AP e instituições parceiras. O objetivo é facilitar e oportunizar aos produtores, acesso a informações para regularização das propriedades, oferecer atendimento normativo e orientativo, e serviços, por meio de atendimento individual e palestras.
Sebrae
Para a gerente de agronegócio e indústria do Sebrae, Larissa Queiroz, esses atendimentos realizados pelas instituições, são necessários para que possamos atuar, pois o produtor rural, precisa de um ambiente favorável para formalização e regularização para empreender na própria propriedade.
Rurap
O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, declara que na Comunidade da Vila do Maracá e várias comunidades vizinhas se reuniram no Centro Comunitário Tia Crinaura, com toda equipe do Sebrae, a equipe do Governo do Estado do Estado do Amapá e órgãos do Governo Federal oferecendo vários serviços para os agricultores e extrativistas que vivem no Assentamento Maracá.
“É um esforço coletivo entre o Governo do Estado do Amapá, o Sebrae e o Governo Federal, para garantir que o agricultor evolua, e saia daquela agricultura de subsistência para uma agricultura produtiva, que possa gerar trabalho, renda e qualidade de vida para quem vive no campo e na floresta”, disse o presidente do Rurap, Jorge Rafael.
Apexmar
A vice-presidente da Associação de Produtores Agroextrativista do Maracá (Apexmar), Maria das Neves de Almeida, carinhosamente chamada de Dona Nega, informa que a entidade possui 1.013 famílias assentadas, e já na expectativa de assentar mais 600 famílias no Maracá, destaca que a Caravana traz melhoria para os assentados e qualidade de vida.
“Agradecemos a parceria dos órgãos que vieram na Caravana. Os produtores e extrativistas, vêm de áreas distantes para cá, é muito difícil chegar até aqui. Isso ajuda muito porque a maioria dessas pessoas que precisam desses serviços, muitas vezes não têm dinheiro para ir até a cidade e não têm um transporte. Os agricultores do assentamento Maracá trabalham com castanha, farinha e outras produções”, declarou Dona Nega.
MDA
O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Van Oliveira, afirmou que o ministério veio para conversar com os agricultores, e agricultoras sobre o Plano Safra, dizer as melhorias que o plano safra vem trazendo, as novidades para que possam ter acesso.
“Estamos trazendo também o atendimento que o MDA tem através do Incra para tirar o CAF, então é o MDA mais próximo junto com Governo Do Estado, Rurap, Sebrae, todos juntos em prol dos nossos agricultores e agricultoras”, finalizou o superintendente do MDA, Van Vilhena.
Segundo o analista de negócios do Sebrae, Erick Dias, a instituição, por meio da Unidade de Agronegócio e Indústria, tem o papel de estimular o empreendedorismo rural, e atribuir ações de conhecimento em gestão, inovação e tecnologia a Caravana. “Estamos realizando palestras de educação financeira e orientação ao crédito, e bate papo interativo com os produtores durante todo o evento”, finaliza o analista do Sebrae, Erick Dias
A Caravana de Atendimento Rural Integrada, estará na Comunidade do Cupixi, e na sede do Município de Porto Grande, nos dias 27 e 28 de agosto.
Por Denyse Quintas
Do Maracá/Mazagão
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?