• Macapá-AP, Sábado, 07 de setembro de 2024.

Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Dircom/Alap
Plano de Aposentadoria Incentivada valoriza servidores da Assembleia Legislativa do Amapá

Plano de Aposentadoria Incentivada valoriza servidores da Assembleia Legislativa do Amapá

A Assembleia Legislativa do Amapá ,desde o dia 24 de junho, vem dando continuidade ao Plano de Aposentadoria Incentivada – PAI, como forma de valorizar os servidores efetivos que já se enquadram no processo de aposentadoria da instituição.

O Plano de Aposentadoria Incentivada - PAI tem se apresentado como uma ferramenta estratégica, não somente para a Casa, mas em especial para os servidores que estão considerando a sua transição para a aposentadoria diante dos benefícios oferecidos e também por permitir uma saída de suas funções de forma planejada e harmoniosa.

O PAI, aprovado pela Lei N° 3075, de 11 de junho deste ano, oferece, entre outras vantagens, pagamento a título de Vantagem Pecuniária Extraordinária, em parcelas mensais, pelo período de 5 anos ou até que o servidor em questão alcance a idade que deveria se aposentar compulsoriamente, salário igual ao valor de seu vencimento básico, conforme valor aplicado no mês anterior aquele, que, aposentado , passe a receber seus proventos, Auxílio Alimentação, Plano de saúde e ainda parcelas bônus de acordo com o vencimento básico de cada servidor, além de outros benefícios dispostos na Lei. No total são 4 VPEs e mais duas vantagens pecuniárias devidas.

Para o diretor administrativo da Alap, Maick Hammer, esse é um momento histórico não somente para a Alap, mas para o serviço público como um todo no Amapá. “ O número de adesões de quase 90% ainda nos primeiros dias demonstra o compromisso da gestão em realizar e idealizar um programa de aposentadoria que fosse atrativo e valorizasse o servidor; lógico que os servidores que aderiram inicialmente ao PAI, obtiveram mais vantagens, porém o Programa não foi encerrado e ainda temos sessenta dias até sua conclusão para os servidores que ainda quiserem aderir ao PAI. Eles podem nos procurar, pois temos toda uma equipe preparada e disposta a prestar todo o suporte necessário para esclarecer todas as dúvidas quanto às aposentadorias”, destacou.

Até o momento, do total de 59 servidores aptos ao PAI, 51 aderiram ao Programa. Além desses, outros 3 servidores que, inicialmente, não estavam entre os beneficiados, também aderiram ao Programa, resultando disso, uma porcentagem de quase 90% dos servidores que se enquadraram nas condições exigidas para a adesão ao PAI, isso nos primeiros quinze dias do período de adesão.

A presidente da Alap, deputada estadual Alliny Serrão, destacou o alto índice de adesão como um demonstrativo da confiança dos servidores quanto às medidas adotadas pela instituição. “Estamos muito satisfeitos com a resposta positiva de nossos servidores. Esse Programa de Aposentadoria Incentivada é uma oportunidade para reconhecermos e recompensarmos o trabalho dedicado de nossos colaboradores ao longo dos anos e, ao mesmo tempo, abrirmos espaço para novos talentos e inovações na Assembleia”, ressaltou a deputada.

A servidora Aimê Favacho, 34 anos de funcionalismo público, atualmente exercendo suas funções na Rádio e Tv da Assembleia destacou que só decidiu pela aposentadoria por conta das vantagens oferecidas pelo Programa. “Ter aderido ao PAI foi muito importante , principalmente porque eu não teria as vantagens financeiras que o Programa está oferecendo a todos nós. E é fundamental termos essa tranquilidade, após tantos anos de trabalho, para que possamos aproveitar o máximo da vida ao lado das pessoas importantes para nós, viajando, conhecendo novos lugares, com a certeza de que nossa dedicação á Alap foi reconhecida e valorizada”.

A mesma opinião é compartilhada pela servidora Stella Gato, há 32 anos na Alap. “ Estou aqui desde 1992, e agora sim , estou me sentindo mais segura para fazer essa transição para a aposentadoria, principalmente pelos benefícios oferecidos, é realmente irrecusável, uma possibilidade de iniciar uma nova etapa na vida de todos nós servidores da Alap, seja abrindo seu próprio negócio, viajando, curtindo a vida mesmo, um novo ciclo que se inicia a partir da aposentadoria e que só está sendo possível graças à sensibilidade da atual gestão com os servidores mais antigos”, elogia.

Além da reestruturação financeira, por meio do PAI, para a Assembleia Legislativa há também a abertura para novos talentos dentro da instituição com a renovação das equipes e surgimento de novas habilidades e ideias, ainda que a experiência dos servidores mais antigos seja preservada como um patrimônio intelectual de quem conhece o funcionamento da Assembleia como poucos. O prazo para os servidores que ainda pretendem aderir ao PAI será encerrado no próximo dia 22 de agosto, até lá a expectativa é de que o Programa atinja 100 por cento de adesão.

 

Por Ruth Carrera



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith