• Macapá-AP, Sábado, 07 de setembro de 2024.

Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Aog Rocha/GEA

"Um Dia no Parque": Governo do Amapá participa da campanha nacional de conscientização ambiental

Programação aberta ao público acontece nos dias 19 e 20 de julho, nas áreas de proteção do Curiaú e da Fazendinha.

O Governo do Amapá promove momentos de lazer e conscientização para a população nos dias 19 e 20 de julho, nas Áreas de Proteção Ambiental (APA's) do Rio Curiaú e da Fazendinha, em Macapá. A ação faz parte da campanha nacional ‘Um Dia no Parque’, que este ano possui como tema ‘Natureza para todas as pessoas’. A iniciativa visa atrair visitantes para as unidades de conservação que existem no Brasil, sensibilizando as pessoas sobre a necessidade de preservar o ecossistema.

No Amapá, a programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e conta com passeios de canoa pelo rio Curiaú e seus afluentes, contemplação das belezas naturais e apresentações artísticas de poesia e marabaixo. Além disso, acontecerá o Educashow Sema, exposição de fósseis, trilha ecológica, passeio pelo Rio Amazonas e a 1ª edição da Feira da Biodiversidade da APA do Curiaú, que irá comercializar produtos e serviços da comunidade.

“A campanha é um momento de promover a valorização das unidades de conservação, conscientizando a população sobre a necessidade de preservar essas áreas de belezas naturais que temos em nosso estado”, enfatizou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

As atividades também são uma forma de incentivar o turismo sustentável, que colabora com a economia local, ajuda a criar uma relação direta entre o visitante e a natureza, e amplia a conscientização para a necessidade de proteger as APA's.

 

Preservação ambiental

As APA's do Rio Curiaú e da Fazendinha fazem parte das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, recreação, lazer e na educação ambiental. Além disso, os locais recebem, um uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, garantindo os direitos das comunidades tradicionais.

Durante o passeio é proibido coletar plantas, flores, sementes, parte de animais, minerais, artefatos arqueológicos ou históricos. Caçar, capturar ou perseguir animais silvestres, e captar fotos ou vídeos para fins comerciais, sem prévia autorização da Sema, também é ilegal.

 

Por: Alexandra Flexa



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Foto: Aog Rocha/GEA

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith