Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Max Renê/GEA
Relação de amizade entre Amapá e Guiana Francesa será simbolizada com monumento, diz governador Clécio Luís

Relação de amizade entre Amapá e Guiana Francesa será simbolizada com monumento, diz governador Clécio Luís

Encontro bilateral durante a 13ª Comissão Mista Transfronteiriça aproximou gestores e fortaleceu a cooperação entre os territórios ligados pelo Rio Oiapoque.

O governador do Amapá, Clécio Luís, integrou uma reunião bilateral com o governo da Guiana Francesa, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os territórios unidos pelo Rio Oiapoque. Na ocasião, ficou estabelecida a construção de um monumento para simbolizar a amizade entre as regiões. O encontro ocorreu paralelo à 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil-França, em Macapá.

Durante dois dias, foram realizadas várias reuniões paralelas durante a CMT, que permitiram uma maior aproximação entre os gestores de ambas as regiões, podendo esclarecer pontos de atenção e compartilhar os próximos passos das gestões.

"Foi um momento muito rico de aproximação entre os governos. Nós já nos conhecíamos de outros encontros diplomáticos, mas agora pudemos conhecer melhor as realidades de cada um e nos aproximarmos. Um dia de frutos desse encontro foi que decidimos construir um monumento simbólico para representar essa irmandade e amizade entre o povo oiapoquense e o povo guianense", descreveu o governador Clécio Luís.

Os governos do Amapá e da Guiana Francesa também firmaram uma parceria para participarem de forma conjunta na Conferência do Clima da ONU em Belém, a COP30, no ano que vem.

"Desejamos poder trabalhar em conjunto, como foram nestes dias, para levarmos boas colaborações para a COP30. Estou saindo feliz com o que conseguimos conversar aqui e com a nossa aproximação em prol da cooperação", ressaltou Gabriel Serville, presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG).

Na terça-feira, 11, e na quarta-feira, 12, representantes dos governos federais e estaduais do Brasil e da França e de outras instituições se reuniram em Macapá e apresentaram avanços do último ano na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. Também foram tomadas decisões que vão beneficiar o desenvolvimento conjunto da região.

 

Por: Fabiana Figueiredo



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Foto: Max Renê/GEA

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith