Governo do Amapá e FNDE promovem formação para gestores de escolas públicas em Macapá
A formação sobre alimentação escolar encerra as duas semanas de atividades no Amapá.
O Governo do Amapá e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promoveram uma formação abrangente sobre o monitoramento e a correta administração dos recursos da alimentação escolar e prestação de contas desses investimentos.
A atividade, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal do Acre, ocorreu na sexta-feira, 14, no auditório da Escola de Tempo Integral Tiradentes, em Macapá.
A visita da equipe do FNDE, ao estado do Amapá, faz parte de uma iniciativa para monitorar e avaliar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente o Governo do Amapá dispõe do valor de R$ 18.643.546,35 para aquisição de alimentos.
Durante a semana, a equipe passou por 20 escolas para verificar a adequação do cardápio escolar, as condições físicas e de pessoal, das instituições de ensino, para garantir que a alimentação fornecida aos estudantes seja saudável e segura.
O foco da formação é apresentar os pontos positivos e os aspectos que precisam ser melhorados, identificados durante as visitas de monitoramento, como explicou o representante do parceiro do FNDE, Alanderson Alves.
"Estamos finalizando a segunda semana de monitoramento. E como sempre fazemos no último dia, temos uma formação para os atores da alimentação escolar, que são os gestores educacionais, o Conselho de Alimentação Escolar e nutricionistas da rede de escolas", explicou Alanderson.
A formação abordou desde os conceitos básicos do PNAE, até sua execução prática, com foco nos pontos de fragilidade identificados durante as visitas. O objetivo é capacitar os responsáveis pela execução do programa no Amapá, assegurando que os recursos acumulados sejam utilizados de maneira eficaz e eficiente, evitando o seu recolhimento.
Para a nutricionista e gerente do Núcleo de Alimentação da Seed, Carmem Nascimento, o assessoramento do FNDE ajudará muito a destravar alguns gargalos na alimentação escolar.
“Eles estão trazendo as diretrizes do PNAE, orientando tanto os gestores como o corpo técnico, no cumprimento dessas instruções, que vai desde a centralização e a descentralização do recurso, até na agricultura familiar, e isso é muito bom não só para administração pública mas para os nossos alunos”, considerou a nutricionista.
Por: André Silva
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?