• Macapá-AP, Domingo, 30 de novembro de 2025.

Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Crédito: Maurício Gasparini/GEA
Atlas Solar consolida Amapá como referência nacional em energia renovável
Por: Fabiana Figueiredo -


Atlas Solar consolida Amapá como referência nacional em energia renovável

Clécio Luís apresentou o Atlas Solar e participou do lançamento da Estratégia Amazônia 2050, unindo desenvolvimento e sustentabilidade.

Durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), realizada em Belém–PA, o governador Clécio Luís integrou na terça-feira, 11, o lançamento da Estratégia Regional Amazônia 2050. A iniciativa define uma rota comum para o desenvolvimento sustentável da região a longo prazo, conectando economia, meio ambiente e inclusão social.

Atlas Solar do Amapá é referência no mapeamento do potencial de produção energética
Atlas Solar do Amapá é referência no mapeamento do potencial de produção energética
Foto: Senador Davi Alcolumbre/Divulgação

No painel, o governador destacou que o uso de dados e estratégias, ou seja, do conhecimento nas tomadas de decisão, sendo o melhor caminho para um futuro mais digno para os amazônidas. Para exemplificar este aspecto, ele apresentou o Atlas Solar, lançado pelo Governo do Estado em 2024, que contém mapas georreferenciados com as regiões mais promissoras em recurso energético solar no estado, incluindo a estimativa do potencial técnico e econômico. O Amapá é favorecido pela localização na linha do Equador, com alta incidência solar ao longo do ano.

“Nós temos o potencial de produzir 56 gigawatts. Com 5 hidrelétricas, o Amapá hoje produz 1 GW e a maior hidrelétrica do mundo, na China, produz mais de 20 GW. A nossa capacidade instalável, portanto, representa 50 vezes mais que a produção energética atual do Amapá. Os extremos são ruins. O caminho do meio é o conhecimento, que vai nos permitir a melhor tomada de decisão”, citou Clécio Luís.

Consórcio da Amazônia Legal lança Estratégia Regional Amazônia 2025
Consórcio da Amazônia Legal lança Estratégia Regional Amazônia 2025
Foto: Maurício Gasparini/GEA

O Amapá já é exemplo de produção de energia limpa, com quatro usinas hidroelétricas cujas produções excedentes abastecem o Sistema Interligado Nacional (SIN), e a expansão do mercado de energia solar nos últimos anos. O Atlas Solar consolida essa referência, reconhecido por especialistas do setor, destacado como “Boa Prática Nacional” pelo Congresso Brasileiro de Minas e Energia (CBME) 2025 e usado como referência pelo Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC). O instrumento se torna, portanto, solução para o desenvolvimento sustentável e a diversificação energética na Amazônia.

“Precisamos da construção de soluções híbridas para atender à complexidade das nossas realidades. Essa estratégia significa, antes de tudo, uma forma de autoconhecimento da Amazônia e de empoderamento de gestores, de lideranças indígenas, quilombolas, comunitárias e de organismos que queiram tratar realmente a Amazônia com dignidade, entendendo as nossas especificidades e não de fora para dentro, tentando nos impor medidas que quase sempre não são adequadas para as nossas realidades”, complementou o governador.

O lançamento, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), ocorreu no Hub Amazônia, na Blue Zone da COP30, com participação dos governadores da Amazônia Legal, evidenciando o compromisso com uma gestão climática transparente, colaborativa e orientada por resultados. Na oportunidade também foi lançada a Plataforma CAL2050, integrando informações e dados dos nove estados, permitindo monitorar avanços e apoiar decisões baseadas em evidências.

Com participação do governador do Amapá, Consórcio da Amazônia Legal lança Estratégia Amazônia 2025
Com participação do governador do Amapá, Consórcio da Amazônia Legal lança Estratégia Amazônia 2025
Foto: Maurício Gasparini/GEA

A COP da Amazônia
A  30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) iniciou na segunda-feira, 10, e segue até 21 de novembro de 2025, em Belém, no Pará. Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne lideranças mundiais, cientistas, representantes de governos, empresas, organizações e sociedade civil para discutir soluções concretas diante da crise climática. A presença robusta do Amapá simboliza o fortalecimento da região no centro das discussões globais sobre sustentabilidade.

Com cerca de 73,5% de seu território sob proteção ambiental, incluindo unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas, o Governo do Estado pretende mostrar que é possível unir conservação ambiental, inovação e desenvolvimento social.

A iniciativa é resultado de um esforço conjunto de órgãos estaduais, como as fundações de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e as Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Cultura (Secult), Meio Ambiente (Sema), Planejamento (Seplan), Povos Indígenas (Sepi), Juventude (Sejuv), Educação (Seed), de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional) e a Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), que atuam de forma integrada na elaboração e apresentação de projetos.

Estratégia Regional Amazônia 2025 aponta caminhos para o desenvolvimento sustentável
Estratégia Regional Amazônia 2025 aponta caminhos para o desenvolvimento sustentável


🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso

📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.


Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Assine nossa Newsletter para receber as edições do Jornal O GUARANI no seu WhatsApp ou e-mail. É grátis, e você fica atualizado(a) nas notícias do Amapá e da Amazônia.

✉️ Assinar o Jornal O GUARANI grátis

Web Rádio Jornal O GUARANI Ao vivo

Participe do nosso Quiz interativo com curiosidades e perguntas especiais.

❓ Fazer o Quiz agora

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith