Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Arquivo/GEA
Governo do Amapá inicia elaboração do Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia para fortalecer o setor

Governo do Amapá inicia elaboração do Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia para fortalecer o setor

A iniciativa funcionará como importante ferramenta de fomento para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.

O Governo do Amapá publicou, neste mês de junho, um decreto instituindo o Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia, como instrumento de fomento aos agricultores familiares e comunidades tradicionais. 

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Plano Estadual de Apoio à Socioeconomia do Amapá deverá ser um dos mais robustos e abrangentes do país. Com o prazo de um ano para ser elaborado, o projeto contará com programas de educação ambiental e de capacitação voltados para o desenvolvimento de cadeias produtivas do estado.

“O nosso projeto vai promover a estruturação de sistemas produtivos e cadeias de valor, baseadas no uso sustentável dos recursos da sociobiodiversidade e do extrativismo, como a produção e a utilização de energia a partir de fontes renováveis, o que irá garantir e ampliar a participação ativa dos atores locais”, pontuou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taísa Mendonça.

O documento será desenvolvido por uma força tarefa, composta por dez órgãos e secretarias do Governo do Estado. A previsão é de que todo planejamento seja concluído até novembro de 2025, para ser apresentado na 30ª Conferência da ONU, sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no estado do Pará.

“O Brasil é um país abençoado com a maior biodiversidade do mundo, e a Floresta Amazônica não é apenas a maior floresta tropical do mundo; ela é a mais biodiversa, vital para a reversão das mudanças climáticas globais e crucial para a manutenção da vida em nosso planeta”, destacou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Cássio Lemos.

 

Por: Kelison Neves



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith