Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Divulgação/HE
Com procedimentos em 24h, Hospital de Emergência faz 953 cirurgias nos dois primeiros meses de 2025, em Macapá


Com procedimentos em 24h, Hospital de Emergência faz 953 cirurgias nos dois primeiros meses de 2025, em Macapá

O recordista continua sendo a ortopedia, com 522 atendimentos nos primeiros dois meses do ano.

O pouco tempo entre a entrada do paciente no Hospital de Emergência (HE), em Macapá, e a cirurgia vem causando impacto na recuperação e no risco de sequelas. Atualmente, os procedimentos são realizados em 24h. Janeiro e fevereiro deste ano já somam 953 cirurgias.

O recordista continua sendo a ortopedia, com 522 atendimentos nos primeiros dois meses do ano, seguido da cirurgia geral com 271, e neurocirurgias com 28 intervenções. Quando comparado ao mesmo período de 2024, o HE registrou uma leve queda no número de procedimentos com 994, uma redução de pouco mais de 4%.

A agilidade se deve a uma soma de fatores, entre eles os investimentos contínuos do Governo do Amapá em equipamentos, o corpo técnico especializado com ortopedistas, cardiologistas, bucomaxilofacial, otorrino, neurologistas, cirurgiões plásticos e outros. Além de toda a equipe de profissionais da saúde.

Mais eficiência

O diretor do HE, Emanoel Martins destaca que a aquisição de equipamentos médico-hospitalares novos e modernos, bem como a ampliação da infraestrutura do hospital, planejamento e a qualificação dos profissionais têm contribuído para um atendimento mais eficiente e menos invasivo.  

Emanoel Martins, diretor do Hospital de Emergência

Emanoel Martins, diretor do Hospital de Emergência

Foto: Divulgação/Sesa

Entre os investimentos estão a compra de novos tomógrafos, dois arcos cirúrgicos, a inauguração de mais um centro cirúrgico e a aquisição de raios-X digitais, tanto fixos quanto portáteis, que permitem exames diretamente no leito do paciente, dentre outros materiais.

"Estamos colhendo os frutos de investimentos consistentes e planejados, que têm transformado a realidade da saúde no Amapá. Nosso objetivo é continuar avançando, oferecendo um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população", pontuou o diretor.  

Carnaval 2025

Além da redução no número de procedimentos cirúrgicos, o Hospital de Emergência comemorou os resultados positivos registrados durante o Carnaval de 2025. No período de 28 de fevereiro a 5 de março, a unidade realizou 1,1 mil atendimentos, sendo 750 clínicos, feitos no Ambulatório 1, e menos de 350 relacionados a traumas, como facadas e fraturas, atendidos no Ambulatório 2. Nenhum óbito foi registrado durante a folia.  

Martins atribuiu o sucesso do período carnavalesco ao grande aparato de segurança e assistência montado pelo governo estadual. "Tivemos um contingente maior de policiais, médicos, enfermeiros e bombeiros nas ruas, garantindo a segurança dos foliões e agilizando os atendimentos necessários", finalizou o gestor.

Por Comunicação Sesa

O recordista continua sendo a ortopedia, com 522 atendimentos nos primeiros dois meses do ano

O recordista continua sendo a ortopedia, com 522 atendimentos nos primeiros dois meses do ano



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith