Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Divulgação/Tjap e Secretaria das Mulheres
Governo do Estado e Poder Judiciário levam atendimentos à população do Arquipélago de Bailique

Governo do Estado e Poder Judiciário levam atendimentos à população do Arquipélago de Bailique

Mais de 700 ribeirinhas foram atendidas durante a 147ª Jornada Itinerante Fluvial que ocorreu de 2 a 8 de junho.

O Governo do Amapá, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), realizam diversos serviços jurídicos e de cidadania, além do atendimento às mulheres ribeirinhas, durante a 147ª Jornada Itinerante Fluvial, no Arquipélago do Bailique.

A ação contou com a equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres, composta por assistentes sociais, psicólogas e assessoras técnicas, que prestaram atendimentos em cooperação com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/Tjap).  

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, a parceria com o Tribunal de Justiça contribui de forma positiva no acolhimento necessário às mulheres daquele distrito.

"Essa parceria muito nos honra. O Tribunal de Justiça vem sendo um parceiro incansável no fortalecimento de políticas públicas para mulheres e meninas em todo o Amapá, levando o verdadeiro serviço de cidadania e atendimento a quem precisa”, destacou a secretária Adriana Ramos.

Foram realizados 714 atendimentos, além de palestras educativas sobre ambiente escolar e bullying, roda de conversas com mães atípicas, encaminhamentos e também atendimentos individuais nas comunidades de Vila Progresso, Macedônia, Jaranduba, Limão do Curuá, Itamatatuba, Ilhinha, Jaburuzinho, Ipixuna Miranda e regiões próximas.  

Os acompanhamentos de mulheres e famílias acontecem de forma contínua, conforme a necessidade diagnosticada nas ações anteriores. Para a próxima edição da Jornada Itinerante Fluvial, 49  pessoas terão continuidade no atendimento com psicólogos e assistência social, como explica a secretária do Cevid/Tjap, Sônia Ribeiro.

"Temos duas famílias que sofrem as consequências do crime de feminicídio e que são acompanhadas pelas equipes multiprofissionais, assim como outros casos que necessitam de continuidade. Sem o serviço psicossocial nós não teríamos esse sucesso alcançado, no número de pessoas atendidas nesta jornada. Essas famílias estão amparadas pelo Governo do Amapá”, relatou a secretária do CEVID/Tjap  Sônia Ribeiro.  

Uma das pessoas que foram atendidas pela ação foi a assistente social e moradora do Bailique, Adriely Miranda, de 26 anos, que exaltou os serviços ofertados pela Jornada Itinerante na vida da população bailiquense. 

"As mulheres do Bailique, vítimas de violência doméstica, esperam por essa vinda da ‘Itinerante’, porque é o momento em que elas se sentem acompanhadas. São poucas as políticas públicas que funcionam aqui para as mulheres, e no momento em que essa ação chega, elas se sentem mais acolhidas”, disse Adriely.

A Jornada Itinerante Fluvial é uma oportunidade em que diversos órgãos e instituições federais, estaduais e municipais têm de levar para mais perto dos moradores, os mais variados serviços de justiça e cidadania, como emissão de documentos, mutirão de audiências, conciliações, alistamento militar e cadastro em programas sociais do Governo do Estado. A próxima edição está prevista para acontecer em novembro.

 

Por: Alice Palmerim



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Foto: Divulgação/Tjap e Secretaria das Mulheres

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith