Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: SEENEMAR/Divulgação
Governos do Amapá e Rio de Janeiro firmam parceria para fortalecer o setor de petróleo e gás no estado
Ads Jornal O Guarani


Governos do Amapá e Rio de Janeiro firmam parceria para fortalecer o setor de petróleo e gás no estado

A iniciativa fortalece o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração de políticas públicas no novo setor na indústria local.

Com foco no desenvolvimento da indústria do petróleo e gás no estado, os Governos do Amapá e do Rio de Janeiro firmaram parceria técnica para promover a troca de informações, programas de treinamentos, desenvolver e coordenar atividades do segmento na região.

A iniciativa aproveita a experiência do estado fluminense, referência nacional na produção de petróleo e gás natural, para garantir a segurança energética e impulsionar o desenvolvimento econômico do Amapá e do restante do país, com a possível exploração da Margem Equatorial.

“Além de garantir a autossuficiência energética do Brasil, a exploração da região deve injetar US$ 56 bilhões de dólares em investimentos na economia, além de US$ 200 bilhões em arrecadações estatais, permitindo que esses recursos sejam revertidos para educação, saúde e infraestrutura” pontuou o secretário de Estado da Mineração (Semin), Jotávio Borges.

A iniciativa aproveita a experiência do estado fluminense, referência nacional na produção de petróleo e gás natural

A iniciativa aproveita a experiência do estado fluminense, referência nacional na produção de petróleo e gás natural

Foto: SEENEMAR/Divulgação

Respondendo por 87% e 72% da produção nacional, o Rio de Janeiro escolheu a Secretaria de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), sob gestão de Cássio da Conceição Coelho, para articular as ações em parceria com a Semin. 

Jotávio ressaltou que o diálogo com outros estados da federação estão alinhados ao Plano de Gestão do governador Clécio Luís, que defende o desenvolvimento sustentável da indústria do petróleo na Margem Equatorial, desde que sejam respeitadas todas as regras de segurança e meio ambiente.

A Margem Equatorial se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e é uma das áreas mais promissoras para novas descobertas de petróleo e gás. Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indicam que a região pode conter reservas de até 10 bilhões de barris, o que garantiria a continuidade da produção nacional nas próximas décadas. Os dados da EPE mostram ainda que sem novos investimentos e descobertas, o Brasil pode voltar a depender de importações de petróleo a partir do final da década de 2030.

Por Gian Pantoja



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith