Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Max Renê/GEA
Governo do Amapá realiza abertura da seletiva estadual para as Paralimpíadas Escolares 2024

Governo do Amapá realiza abertura da seletiva estadual para as Paralimpíadas Escolares 2024

Cerimônia foi realizada no Museu Sacaca. Mais 60 alunos irão participar da competição.

Governadora em exercício, a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Alliny Serrão, acolheu os 60 alunos que participam da seletiva estadual para as Paralimpíadas Escolares 2024, que tem apoio do Governo do Estado. A abertura da etapa aconteceu nesta sexta-feira, 7, no Museu Sacaca.

Alunos das redes pública e privada de ensino de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, de 11 a 17 anos, participam da seletiva que definirá os representantes do Amapá na competição nacional. As provas seguem no sábado, 8, no Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa.

“O Amapá é um celeiro de atletas promissores que precisam do nosso apoio e valorização. Quando a família também acredita e apoia, as oportunidades aumentam. Que possamos ter uma excelente seletiva para formar a maior participação do Amapá nas Paralimpíadas Escolares 2024”, evidenciou a governadora.

Na cerimônia, a paratleta amapaense Wanna Brito foi homenageada. Ela conquistou o ouro nas provas de lançamento de club e arremesso de peso do Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão, em maio, e garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos 2024, em Paris.

“Obrigada pelo carinho. Vim para desejar boa sorte aos alunos e apoiá-los, eu sei a importância da torcida. O Amapá tem ótimos atletas, por isso invistam nesse sonho. Levar um amapaense para o mundo é gratificante, e com certeza esse é só o começo”, disse a medalhista.

A seletiva faz parte do Plano de Gestão do governo e consiste em apoiar atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas em disputas fora do Estado. A competição é coordenada pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

 

Paralímpiadas Escolares

A primeira edição das paralímpiadas escolares aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar.

No Amapá, são selecionados atletas nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, que vão representar o estado na etapa nacional, de 25 a 30 de novembro, em São Paulo (SP). O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.

A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.

 

Por: Fabiana Figueiredo



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Foto: Max Renê/GEA

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith