Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Polícia Civil
Ação conjunta da polícia prende dois por fraude eletrônica em Macapá
Ads Jornal O Guarani


Ação conjunta da polícia prende dois por fraude eletrônica em Macapá

Nesta sexta-feira, 7, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Fraude Eletrônica (DRFE) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Laranjal do Jari (DEAMLJ), em ação integrada com a Polícia Penal, deflagrou a “Operação Decipula”, que resultou na prisão de uma mulher, de 18 anos de idade, na cidade de Laranjal do Jari. Um interno do IAPEN, de 30 anos de idade, também teve mandado de prisão cumprido.

Segundo o Delegado Anderson Silwan, titular da DRFE, as duas pessoas presas são investigadas pelo crime de fraude eletrônica. As investigações iniciaram após as vítimas relatarem terem sido alvo de estelionatários na rede social Facebook.

“Em resumo, as vítimas eram atraídas por anúncios publicados por pessoas que se passavam por funcionários de uma conhecida doceria da cidade de Macapá e acabavam fechando a compra de itens como cestas de café da manhã, flores e doces por preços abaixo do praticado no mercado. Foi verificado que o ‘modus operandi’ dos estelionatários envolvia a criação de páginas fake na rede social e de chaves PIX do tipo e-mail que se assemelhavam bastante ao nome do estabelecimento comercial legítimo, com a finalidade de conferir maior credibilidade durante a manipulação das vítimas”, afirmou o Delegado.

Foi apurado junto à responsável pela doceria que os estelionatários já haviam obtido êxito em pelo menos 80 vítimas, tendo em vista que estas iam pessoalmente à rede de lojas físicas cobrar suas encomendas, que nunca eram entregues após os respectivos pagamentos, ocasião em que eram comunicadas de que haviam sido alvo de golpistas.

Durante a investigação, foi possível reunir indícios de autoria por parte de um grupo de pessoas, sendo a mulher responsável pelo recebimento dos pagamentos efetuados pelas vítimas, e o interno do IAPEN, um dos responsáveis por tratar diretamente com as vítimas.

Além das duas pessoas presas, três pessoas foram indiciadas pelo envolvimento direto na dinâmica delituosa.

Ascom/ Polícia Civil



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith