Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Ivanete Gomes/Seed
Ads Jornal O Guarani


"Jogos Oyapick" reúnem cerca de 450 estudantes do Brasil e da Guiana Francesa na fronteira do Oiapoque

Evento transfronteiriço celebrou a integração cultural e esportiva entre alunos das redes públicas do Amapá e de escolas da Guiana Francesa.

Em um gesto simbólico de cooperação internacional, cerca de 450 estudantes brasileiros e franceses participaram na última quinta-feira, 5, da 3ª edição dos Jeux Oyapick, realizada na Cité Scolaire de Saint-Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa. A olimpíada estudantil reforça a integração entre os povos da fronteira e valoriza a educação como ponte entre culturas.

Representando o Amapá, estiveram presentes 125 alunos das escolas estaduais Joaquim Caetano da Silva e Duque de Caxias, além de estudantes da rede municipal de Oiapoque, acompanhados por professores, gestores e representantes das secretarias Municipal de Educação de Oiapoque e Estadual de Educação do Amapá (Seed). Do lado francês, participaram alunos do ensino fundamental da Cité Scolaire e de escolas das comunas de Saint-Georges e Régina. A ação faz parte da Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

Atividades de escalada foi um dos destaques

Atividades de escalada foi um dos destaques

Foto: Ivanete Gomes/Seed

A abertura oficial ocorreu às 8h30, com a presença de autoridades francesas e brasileiras. Os jogos começaram às 9h15 e seguiram até o fim da tarde, com atividades esportivas e culturais. Durante a cerimônia, a representante do Grupo de Trabalho de Relações Internacionais da Seed, Lara Silveira, destacou o simbolismo do evento.

A GT de Relações Internacionais da Seed, Lara Maisa Silveira

A GT de Relações Internacionais da Seed, Lara Maisa Silveira

Foto: Ivanete Gomes/Seed

“Os Jogos Oyapick 2025 são muito mais do que uma competição esportiva: representam uma cooperação crescente e cada vez mais essencial para nossas comunidades fronteiriças”, afirmou Lara.

Ela também relembrou a assinatura do Acordo de Cooperação em Educação Transfronteiriça, realizada em abril deste ano, que inclui os jogos como uma das ações estratégicas para promover o intercâmbio de saberes, o bilinguismo e o protagonismo juvenil.

Para a aluna Maria Eduarda, do 6° ano da Escola Duque de Caxias destacou que os jogos é uma oportunidade para agregar conhecimentos e experiências com outros alunos de outras culturas.

 "Hoje estou aqui em São Jorge, nos Jogos Olímpicos. Estou amando muito essa experiência. Queria agradecer a Secretaria de Educação pela sua oportunidade", celebrou a estudante.

A estudante do 6° ano da Escola Duque de Caxias, Maria Eduarda

A estudante do 6° ano da Escola Duque de Caxias, Maria Eduarda

Foto: Lara Silveira/Seed

Educação bilíngue e cooperação em destaque

Quem também acompanhou a delegação brasileira foi a professora de Língua Francesa, Ivanete Gomes, técnica da SAPE/Seed e coordenadora de Educação Bilíngue da E. E. Professora Marly Maria e Souza da Silva. Ela expressou, com emoção, o significado da experiência.

A professora Ivanete Gomes

A professora Ivanete Gomes

Foto: Lara Silveira/Seed

"Eu, particularmente, fiquei emocionada por poder testemunhar a participação dos nossos alunos e alunas das escolas estaduais do Oiapoque na 3ª edição dos Jeux Oyapick. Acompanhar essa missão internacional com a colega Lara Maísa, desde a preparação até as competições, foi marcante. Tivemos uma travessia transfronteiriça cercada pela exuberância da floresta amazônica, vimos a animação juvenil e interações entre culturas diversas. Voltamos com a certeza de que esses jogos são um grande vetor de internacionalização da educação", afirmou a professora. 

Ivanete também ressaltou que o evento contribui diretamente para a promoção do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) na Guiana Francesa e de Francês como Língua Estrangeira (FLE) no Amapá, além de fortalecer os compromissos firmados nos acordos de cooperação educativa entre os territórios.

Modalidades e classificação

As competições foram realizadas em diversas modalidades como Dança coreografada, Percurso de bicicleta (VTT), Escalada, Tênis de mesa, WOD (treinamento funcional), Quiz de saúde, Judô, Caiaque, Corrida de orientação Futebol e Obra de arte coletiva. Cada atividade somava pontos para o placar final das equipes.

Classificação Geral por Equipes:

  • ? Les Sportifs Sans Frontières – 118 pontos
  • ? Marcia – 99 pontos
  • ? Galactik St Georges – 98 pontos
  • DuCaxias – 88 pontos (EE Duque de Caxias, Oiapoque)
  • A Força da Fronteira – 77 pontos
  • Caetano Desbravando Fronteiras – 48 pontos (EE Joaquim Caetano da Silva, Oiapoque)

Percurso de bicicleta com os alunos

Percurso de bicicleta com os alunos

Foto: Ivanete Gomes/Seed

Destaques brasileiros

A equipe DuCaxias conquistou o 4º lugar geral, com destaque para:

  • ? Judô – 20 pontos
  • ? Obra de arte – 14 pontos
  • ⚽ Futebol – 8 pontos

A equipe Caetano Desbravando Fronteiras brilhou com:

  • ? Judô – 18 pontos
  • ? Escalada, ? Tênis de mesa e ? Quiz – pontos acumulados

Houve competições de Tênis de mesa

Houve competições de Tênis de mesa

Foto: Ivanete Gomes/Seed

Um símbolo de união

O nome “Oyapick” une os termos “Jogos Olímpicos” e “Oiapoque”, referência ao rio que separa e ao mesmo tempo une o Brasil e a Guiana Francesa. A programação também incluiu café da manhã e almoço oferecidos pela escola anfitriã, além da presença especial da campeã francesa Agnès André e do campeão mundial de powerlifting Marc Michalon na entrega das premiações.

O encerramento do evento aconteceu às 16h30, selando mais um capítulo de amizade, educação e integração entre os povos da fronteira amazônica.

Por Breno Pantoja



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith