Palácio do Setentrião recebe imagem de São José como parte da peregrinação do santo em Macapá
Ato de fé e comunhão na sede do Governo do Estado faz parte da preparação para a festa do padroeiro de Macapá e é realizado tradicionalmente todos os anos.
O governador do Amapá, Clécio Luís, e a primeira-dama, Priscilla Flores, receberam nesta quinta-feira, 6, a imagem peregrina de São José no Palácio do Setentrião, em Macapá. O tradicional momento na sede do Governo do Estado contou com uma missa solene celebrada pelo bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro, reunindo servidores, gestores e autoridades em um ato de fé e comunhão.
Governador do Amapá, Clécio Luís
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito
“O Estado é laico, mas não pode negar a existência de um mundo espiritual. Esse é o caminho que devemos seguir todos os dias. Neste espaço plural, há católicos, evangélicos, indígenas e afro-religiosos. Construindo consensos dessa forma, reconhecemos que todos podem colaborar, fazer sua parte e contribuir para a construção do bem comum”, destacou o governador Clécio Luís, que realizou a primeira leitura da missa.
O ato faz parte da preparação para a festa do padroeiro de Macapá, celebrada em 19 de março. Neste ano, o tema da peregrinação é “São José, padroeiro do Amapá, ajudai-nos a cuidar deste torrão da Amazônia e de seu povo!”. As visitas seguem até 17 de maio, e priorizam instituições ambientais, de gestão e comunidades paroquiais.
Em sua homilia, o bispo Dom Antônio enfatizou os inúmeros ensinamentos de São José, mencionando passagens dos primeiros capítulos dos evangelhos de Mateus e Lucas. Ele ressaltou que José é descrito como um homem justo, ético, sensível e correto, além de possuir a capacidade de meditar, refletir e discernir — qualidades essenciais para o serviço público e para todos.
Bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito
“Nós temos um grande elenco de virtudes maravilhosas, essenciais atualmente. São bem-vindas para quem está no governo, em qualquer instituição, para os esposos, para os servidores públicos, para todo pai. Em um mundo dividido, o que importa é o senso de unidade que temos. Nosso interesse é a proporção do reino de Deus, com a verdade, a paz, o bem e o cuidado com o povo”, ressaltou o bispo.
Neste ano, a peregrinação segue o tema “São José, padroeiro do Amapá, ajudai-nos a cuidar deste torrão da Amazônia e de seu povo!”. As visitas priorizam instituições voltadas à preservação ambiental, órgãos de gestão e comunidades paroquiais, estendendo-se até 17 de março.
Missa contou com ritos, leituras, preces e oferendas
Foto: Maksuel Martins/GEA
Padroeiro de Macapá
A devoção a São José em Macapá tem origem na fundação da cidade. Em 1758, quando foi elevada à categoria de vila, a Igreja Matriz foi dedicada ao santo. Desde então, ele é celebrado anualmente com festividades religiosas e culturais que reúnem fiéis na capital e em todo o estado.
Por Winicius Tavares
📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link
Contribua. Comente!
O que achou desta notícia?