Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito
Palácio do Setentrião recebe imagem de São José como parte da peregrinação do santo em Macapá


Palácio do Setentrião recebe imagem de São José como parte da peregrinação do santo em Macapá

Ato de fé e comunhão na sede do Governo do Estado faz parte da preparação para a festa do padroeiro de Macapá e é realizado tradicionalmente todos os anos.

O governador do Amapá, Clécio Luís, e a primeira-dama, Priscilla Flores, receberam nesta quinta-feira, 6, a imagem peregrina de São José no Palácio do Setentrião, em Macapá. O tradicional momento na sede do Governo do Estado contou com uma missa solene celebrada pelo bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro, reunindo servidores, gestores e autoridades em um ato de fé e comunhão. 

Governador do Amapá, Clécio Luís

Governador do Amapá, Clécio Luís

Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

“O Estado é laico, mas não pode negar a existência de um mundo espiritual. Esse é o caminho que devemos seguir todos os dias. Neste espaço plural, há católicos, evangélicos, indígenas e afro-religiosos. Construindo consensos dessa forma, reconhecemos que todos podem colaborar, fazer sua parte e contribuir para a construção do bem comum”, destacou o governador Clécio Luís, que realizou a primeira leitura da missa. 

O ato faz parte da preparação para a festa do padroeiro de Macapá, celebrada em 19 de março. Neste ano, o tema da peregrinação é “São José, padroeiro do Amapá, ajudai-nos a cuidar deste torrão da Amazônia e de seu povo!”. As visitas seguem até 17 de maio, e priorizam instituições ambientais, de gestão e comunidades paroquiais.

Em sua homilia, o bispo Dom Antônio enfatizou os inúmeros ensinamentos de São José, mencionando passagens dos primeiros capítulos dos evangelhos de Mateus e Lucas. Ele ressaltou que José é descrito como um homem justo, ético, sensível e correto, além de possuir a capacidade de meditar, refletir e discernir — qualidades essenciais para o serviço público e para todos. 

Bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro

Bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro

Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

“Nós temos um grande elenco de virtudes maravilhosas, essenciais atualmente. São bem-vindas para quem está no governo, em qualquer instituição, para os esposos, para os servidores públicos, para todo pai. Em um mundo dividido, o que importa é o senso de unidade que temos. Nosso interesse é a proporção do reino de Deus, com a verdade, a paz, o bem e o cuidado com o povo”, ressaltou o bispo.

Neste ano, a peregrinação segue o tema “São José, padroeiro do Amapá, ajudai-nos a cuidar deste torrão da Amazônia e de seu povo!”. As visitas priorizam instituições voltadas à preservação ambiental, órgãos de gestão e comunidades paroquiais, estendendo-se até 17 de março.  

Missa contou com ritos, leituras, preces e oferendas

Missa contou com ritos, leituras, preces e oferendas

Foto: Maksuel Martins/GEA

Padroeiro de Macapá 

A devoção a São José em Macapá tem origem na fundação da cidade. Em 1758, quando foi elevada à categoria de vila, a Igreja Matriz foi dedicada ao santo. Desde então, ele é celebrado anualmente com festividades religiosas e culturais que reúnem fiéis na capital e em todo o estado.

Por Winicius Tavares



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith