• Macapá-AP, Domingo, 14 de dezembro de 2025.

Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Fotos: Paulo Júnior
Assembleia Legislativa expõe obras de Keka Cantuária sobre a mulher
Por: Por Everlando Mathias -


Assembleia Legislativa expõe obras de Keka Cantuária sobre a mulher

Como parte das atividades culturais, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) recebe a exposição “Ativismo por Elas e outros elementos da arte”, do artista plástico Carlos Cantuária, também conhecido como “Keka Cantuária”. As mostras estarão abertas à visitação até o dia 12 de dezembro, no hall de entrada da Casa e no salão, dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A campanha teve início no Dia da Consciência Negra no país e traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, contextualizando suas vulnerabilidades. A campanha na Alap segue até o dia 10 de dezembro, com o objetivo de estimular ações concretas e fortalecer políticas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa é uma proposta da presidente da Alap, deputada Alliny Serrão (União Brasil), que reforçou o compromisso do Parlamento com a pauta feminina.

“Ativismo por Elas e outros elementos da arte” traz o lirismo da Amazônia e o encantamento da floresta, unindo passado e presente. A forma surreal, a pop art, os academicismos e o trabalho artesanal na composição das peças colocam a mulher nas mais diversas tarefas. O olhar presente em cada obra provoca um misto de reflexão sobre o cotidiano das mulheres. “Assim, junto o novo, na discussão econômica da exploração do petróleo, e o antigo, das lavadeiras da beira do rio e das marabaixeiras. Convém lembrar que outros elementos da arte travam lutas no mesmo sentido de reconhecimento, como no caso da arte sacra, que peleja ao lado das esculturas e da pintura”, comenta o autor.

IMG-20251205-WA0005
Carlos Cantuária desenvolve atividades artísticas de pintura em tela e segue a tendência regionalista, acadêmica e surrealista. Sua outra vertente é a elaboração de esculturas e estatuetas, utilizando diversas técnicas com madeira, gesso, resinas e massa compacta para a feitura das peças. “Essa gama de técnicas dá uma conotação diferente a cada obra. Os olhos encantam a própria mente, fazendo com que você se prenda à peça e observe os detalhes que ela tem”, explica Cantuária.

Artista plástico e escultor, Carlos Alberto Sampaio Cantuária, popularmente conhecido como Keka Cantuária e que assina artisticamente como Karlos, é amapaense, tem 69 anos, é escultor, mestre em planejamento e administração de empresas, além de escritor de obras literárias. Ele explica que Karlos é a assinatura de suas obras, enquanto Keka representa sua essência artística, um lado mais inspirador.

Carlos Cantuária desenvolve atividades artísticas de pintura em tela e segue a tendência regionalista, acadêmica e surrealista. Sua outra vertente é a elaboração de esculturas e estatuetas, utilizando diversas técnicas com madeira, gesso, resinas e massa compacta para a feitura das peças. “Essa gama de técnicas dá uma conotação diferente a cada peça. Os olhos encantam a própria mente, fazendo com que você se prenda à obra e observe os detalhes que ela apresenta”, explica Cantuária.

Artista plástico e escultor, Carlos Alberto Sampaio Cantuária — popularmente conhecido como Keka Cantuária, embora assine artisticamente como Karlos — é amapaense, tem 69 anos, é escultor, mestre em planejamento, administração de empresas e escritor de obras literárias. Ele explica que “Karlos” é como assina suas obras, enquanto “Keka” representa sua essência artística, um lado mais inspirador.

IMG-20251205-WA0008
Do cubismo ao surrealismo, o artista traz obras regionais repletas de cores, entre pinturas e esculturas, e trabalha há mais de 30 anos na área das artes plásticas. Ele já realizou diversas exposições coletivas e individuais antes de 2020, ano em que teve início a pandemia.

Em 2021, durante o período da pandemia, Karlos realizou uma exposição reservada em seu ateliê e, desde então, havia interrompido as mostras, retornando no início de 2024 com mais de 40 obras em exposição.



🔥 As notícias do dia chegam até você!
Entre no canal oficial no WhatsApp: 📲 Link de Acesso

📰 Assine Grátis o Jornal O GUARANI
Inscreva-se na nossa Newsletter e tenha o Jornal O GUARANI direto no seu WhatsApp ou e-mail.


Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Assine nossa Newsletter para receber as edições do Jornal O GUARANI no seu WhatsApp ou e-mail. É grátis, e você fica atualizado(a) nas notícias do Amapá e da Amazônia.

✉️ Assinar o Jornal O GUARANI grátis

Web Rádio Jornal O GUARANI Ao vivo

Participe do nosso Quiz interativo com curiosidades e perguntas especiais.

❓ Fazer o Quiz agora

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith
Ouvir notícia
Pronto para ouvir Reproduzindo... Pausado