Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
AdobeStock
Código de ética dos profissionais de Administração passa por revisão

Código de ética dos profissionais de Administração passa por revisão

Novas resoluções normativas, publicadas pelo Conselho Federal de Administração, definem os princípios éticos da área e estabelecem sanções em casos de má conduta profissional

Com o objetivo de orientar os registrados dos Conselhos Regionais de Administração - CRAs de todo o país a observarem princípios éticos e morais dentro do mercado de trabalho, o Conselho Federal de Administração - CFA publicou recentemente a Resolução Normativa CFA n° 640, que aprova a revisão do Código de Ética e Disciplina dos Profissionais de Administração. 

A nova versão da norma jurídica tem o objetivo de estabelecer deveres como o exercício da profissão com zelo, dedicação, comprometimento, responsabilidade e honestidade; a manutenção do sigilo profissional; a busca constante pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional, entre outros. A resolução aborda, ainda, situações específicas em relação aos colegas, à categoria e à sociedade, promovendo, assim, uma conduta ética na prática da Administração.

Para estabelecer procedimentos para instauração, instrução e julgamento de processos administrativos relacionados à infrações ao Código de Ética e Disciplina, o CFA também publicou a Resolução Normativa nº 641, que aprova o Regulamento do Processo Ético Disciplinar dos Profissionais de Administração.

No Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, a instância responsável por garantir o cumprimento dessas regras é a Comissão Permanente de Ética e Disciplina (CPED), que mensalmente se reúne para analisar e julgar os casos de infração e denúncias. “A CPED garante justiça e equidade aos profissionais e sociedade, aplicando as sanções necessárias numa análise séria e comedida entre as penas da lei e a urbanidade”, comenta o Adm. Marcelo Luz, coordenador do setor de Fiscalização de Pessoas Físicas do CRA-SP.

 

Importância do Código de Ética para a sociedade 

Visando aprimorar ainda mais seu sistema de recebimento de denúncias, desde março de 2023 o CRA-SP disponibiliza à sociedade o seu Canal Ético, que recebe relatos dos mais diferentes tipos, como acusações de corrupção, exercício ilegal da profissão, assédio moral, entre outros. Desde o início das atividades, o Canal recebeu 35 relatos ligados a questões éticas dos profissionais de Administração. Destes, nove resultaram em processos na CPED; os outros casos, em sua maioria, foram resolvidos com orientações específicas.“Com este trabalho, o CRA-SP ratifica o seu papel de órgão fiscalizador, orientador e disciplinador da profissão”, esclarece Luz. 

Importante ressaltar que a observância aos preceitos éticos e morais estabelecidos pelo Código da profissão é essencial não só para a manutenção de boas relações dentro do mercado de trabalho, mas também para a segurança da sociedade no sentido mais amplo. Isso porque as eventuais sanções impostas àqueles que mantêm má conduta profissional extrapolam o ambiente corporativo e atingem a vida pública. 

Com a proximidade das eleições municipais no Brasil, por exemplo, o Ministério Público Eleitoral solicitou ao CFA informações referentes aos processos éticos abertos pelos CRAs que resultaram em punições aos registrados, visando analisar a regularidade de possíveis candidaturas públicas desses profissionais.

Atendendo ao solicitado, o CRA-SP incluiu no Sistema de Investigação de Contas Eleitorais - Sisconta Eleitoral, dados referentes a 14 profissionais que foram excluídos, pelo prazo de oito anos, do exercício da profissão em decorrência de infração ético-profissional.  



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith