Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Aydano Fonseca/Agência Nagib
Operação Virtude: Governo do Amapá integra ação nacional de combate à violência contra a pessoa idosa
Ads Jornal O Guarani


Operação Virtude: Governo do Amapá integra ação nacional de combate à violência contra a pessoa idosa

Ação iniciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, em todo o Brasil e marca o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

 O Brasil iniciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Operação Virtude, ação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que marca o Dia Internacional da Pessoa Idosa. O objetivo é reforçar a prevenção e a repressão aos crimes contra esse público, que ainda registra altos índices de violência em todo o país.

No Amapá, a operação é coordenada pela Polícia Civil (PC), em parceria com a Polícia Militar e diversos órgãos municipais, estaduais e federais. O trabalho terá 30 dias de duração e vai abranger todos os municípios do estado, com atividades preventivas, educativas, repressivas e de investigação, reafirmando o compromisso do Governo do Amapá de valorizar e proteger a população idosa.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Cézar Vieira, o diferencial desta edição é equilibrar repressão e prevenção. “Não basta apenas reprimir. É fundamental prevenir. A Operação Virtude tem exatamente esse papel: unir forças, conscientizar a sociedade e proteger quem tanto contribuiu para a construção da nossa história”, destacou.

Delegado Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública

Delegado Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública

Foto: Aydano Fonseca/Agência Nagib

Delegada Livia Pontes, coordenadora da operação no Amapá

Delegada Livia Pontes, coordenadora da operação no Amapá

Foto: Aydano Fonseca/Agência Nagib

Segundo dados da PC, o Amapá registrou 2.152 ocorrências de crimes contra idosos em 2024. Neste ano, já são mais de 1.600 casos. "Números que reforçam a importância da mobilização", como afirmou a delegada Livia Pontes, titular da 5ª Delegacia de Polícia da Capital e coordenadora da operação no estado.

Planejamento no Amapá

A Operação Virtude iniciou sua fase executiva já nesta quarta-feira, com o deslocamento de equipes para o município de Oiapoque, no extremo norte do Estado, reforçando a cobertura das áreas de fronteira. Outros municípios, como Laranjal do Jari, também terão atenção especial.

Porém a coordenação da operação enfatiza que as ações serão concomitantes em todo o Amapá, principalmente na região metropolitana de Macapá, que incluem a capital e os municípios de Santana e Mazagão, onde estão concentrados os maiores montantes de ocorrências.

Sobre as atividades pertinentes da "Virtude", estão inclusos palestras educativas em escolas, blitz orientativas, rodas de conversa e atendimentos voltados para a conscientização e prevenção da violência contra a pessoa idosa.

Participam, além da Polícia Civil, a Polícia Militar e outros órgãos como a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros, que preparou uma programação específica para apoiar a iniciativa.

Cerca de 100 policiais atuam diretamente na operação, sendo 40, da Polícia Civil e 60, da Polícia Militar. Essas equipes foram especialmente destacadas para a ação, mas o trabalho terá reflexo em todo o efetivo das forças de segurança.

Equipes já ativadas no município de Oiapoque para os trabalhos da Operação Virtude

Equipes já ativadas no município de Oiapoque para os trabalhos da Operação Virtude

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Denúncias 

A delegada Lívia Pontes destacou a importância do "Disque 100" como ferramenta essencial para o combate à subnotificação de crimes contra idosos.

“Infelizmente, ainda existe subnotificação, principalmente porque muitos casos ocorrem dentro do ambiente familiar e acabam sendo silenciados por medo. Mas sempre que massificamos o 'Disque 100', seja em palestras ou por meio da imprensa, recebemos um grande volume de denúncias. Esse canal é eficiente, as informações chegam até nós e se transformam em investigações. Durante a Operação Virtude, nossa prioridade será exaurir essas denúncias e mostrar que o Amapá não vai tolerar esse tipo de crime”, afirmou a coordenadora.

A delegada também apontou os crimes mais recorrentes contra idosos no Amapá.

“Em primeiro lugar, temos a violência patrimonial, que inclui a apropriação indevida de rendimentos e bens da pessoa idosa. Em seguida, aparecem os maus-tratos, a negligência e o abandono, situações em que o idoso é exposto a riscos desnecessários, deixa de receber cuidados adequados ou sofre com a omissão da própria família”, ressaltou a delegada.

Por Marcelle Corrêa



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Nenhuma imagem encontrada para esta galeria.


Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?



Abrir janela

Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith