• Macapá-AP, Sábado, 07 de setembro de 2024.

Leia a Notícia

  • Home
  • Leia a Notícia
Foto: Arquivo Secom/GEA
Governo do Estado lança programa de modernização da gestão fiscal

Governo do Estado lança programa de modernização da gestão fiscal "Profisco Amapá"

Iniciativa vai promover melhorias das condições fiscais do Estado, para avançar e fortalecer as políticas públicas.

O Governo do Estado lançou o Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco Amapá), que vai contribuir para a sustentabilidade fiscal do Estado. Os recursos foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com a linha de crédito, o Governo vai atender às demandas de diversas áreas governamentais e promover a modernização fiscal a partir de três eixos de execução:

  • Eixo Gestão fazendária e transparência: visa melhorar os instrumentos de gestão, modernizar a infraestrutura tecnológica e aumentar a transparência fiscal.
     
  • Eixo Administração tributária e contencioso fiscal: dedicado a simplificar as obrigações acessórias dos contribuintes, melhorar o atendimento e a infraestrutura física dos postos fiscais e o projeto de conscientização fiscal.
     
  • Eixo Administração financeira e gasto públicos: tem foco na melhoria da sustentabilidade das finanças do estado, aumentando a eficiência e a efetividade do gasto público.

Para a vice-governador, Teles Júnior, o Profisco Amapá vai permitir que a gestão desenvolva um amplo trabalho de melhorias das condições fiscais do Estado, para avançar e fortalecer as políticas públicas à população.

“É a partir da sustentabilidade fiscal que a gente consegue fazer políticas públicas, consegue pagar o Amapá Jovem, melhorar a saúde, melhorar a educação, enfim, melhorar o investimento nos serviços públicos que são prestados à população”, destacou o vice-governador.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Jesus Vidal, com o programa o Governo do Amapá vai avançar no planejamento para as etapas de execução da parte 2 do Profisco.

“Agora, vamos avançar e para isso, tomaremos providências imediatas. Na última sexta-feira [28], recebemos um treinamento que faz parte das missões de preparação para o início da execução do programa, como a Missão de Arranque, que vai acontece nos dias 1º e 5 de julho, e vai mobilizar todas as equipes de trabalho e os líderes de projetos junto ao BID”, explicou o gestor.

A operação de crédito externo junto ao BID, que garantiu o empréstimo para o Estado, foi assinado pelo governador Clécio Luís, no dia 30 de dezembro de 2023 e publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de janeiro de 2024. O documento também foi assinado pelo representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, pela Receita Federal Brasileira e como garantidora da operação, a Procuradora da Fazenda Nacional, Sônia Portella.

O Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Amapá terá a duração de cinco anos e os desembolsos ocorrerão ao longo deste período. O contrato é de operação de crédito internacional e precisou de autorização do Senado Federal para ser realizado, conforme Resolução nº 38, de 16 de novembro de 2023 e da presidência da República.

 

Por: Leidiane Lamarão



📰 JORNAL O GUARANI - SEJA SEMPRE O PRIMEIRO A FICAR BEM INFORMADO! 📰
Receba notícias frescas diretamente no seu WhatsApp, inscreva-se no nosso canal de notícias agora! 📲👉 Link

Contribua. Comente!

O que achou desta notícia?




Watch Live

Live Tv
Author

Polical Topic

by Robert Smith